Sobre: Concelho

Outubro 28, 2012
  Globalmente, a sessão do dia 11 de Outubro na Assembleia Municipal representa uma página negra na história da democracia local em Vila Nova de Gaia. Mesmo com os votos contra do B.E. e da CDU, a pronúncia sobre a extinção de 8 freguesias foi aprovada com os votos a favor do PS, PSD e CDS.
Fevereiro 12, 2026
A Câmara de V. N. de Gaia deve ser uma entidade reivindicadora a nível nacional e metropolitano da aposta na mobilidade e no caminho para a redução tarifária - as e os Gaienses são quem mais tempo e dinheiro gasta em deslocações diárias, devido ao trânsito e às características de mobilidade deste que é o concelho mais populoso da região norte. Portanto, tudo deveríamos fazer para fomentar o uso de transportes públicos, desde a sua melhoria em termos de frequência e cobertura geográfica, à diminuição do seu custo, para que mais pessoas escolham esse meio e assim se caminhe para uma cidade com mais qualidade de vida e de ambiente para toda a gente. Precisamos de o fazer em conjunto, para o progresso do nosso concelho.
Janeiro 25, 2026
O Bloco de Esquerda apresentou um pedido de informação ao município para esclarecer o enquadramento da decisão, o destino da obra e os dinheiros públicos que poderão estar em causa. Vários cidadãos preocupados com a escassez de equipamentos desportivos informais no concelho têm manifestado a sua consternação, e o Bloco de Esquerda está solidário com essas preocupações. Uma cidade viva é uma cidade com oferta variada, acessível e pensada para todos.
Novembro 13, 2025
Vemos com preocupação a possibilidade deste projecto ser reduzido a “uma decisão conjunta sobre a viabilidade económico-financeira“, sendo para nós uma pobreza para a democracia: A mobilidade é um pilar fundamental para construir territórios inclusivos e sustentáveis, exigindo o compromisso das autarquias com sistemas de transporte público eficientes e acessíveis. Esta ligação é um dos passos que nos permite criar territórios inclusivos, sustentáveis e ligados entre si, servindo quem vive e trabalha na região – e não apenas quem a visita. Gaia precisa de mobilidade para todas e todos, durante todo o ano.
Junho 6, 2016
O BE Gaia recomendou a Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia recomenda à Câmara Municipal que atempadamente pondere um local alternativo que possa, a partir de 2017, receber condignamente o Festival Marés Vivas ou outros eventos de natureza similar em condições de conforto, segurança e respeito pelo meio ambiente.
Dezembro 21, 2012
  O Orçamento da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia foi ontem aprovado em Assembleia Municipal com o voto contra do Bloco de Esquerda, que considerou a proposta da Câmara falha de ambição por não apresentar respostas locais à crise económica e social. O BE lembrou que em Gaia existem 32900 desempregados (+3792 do que há um ano) e que muitas famílias gaienses são já incapazes de suportar despesas essenciais, seja com a electricidade, com o gás, com a água, com a saúde, com a alimentação ou com as rendas ou as prestações bancárias devidas pela habitação.
Dezembro 21, 2012
A proposta de Orçamento e de Opções do Plano que a Câmara apresenta para 2013 é um documento falho de ambição, na medida em que se mostra incapaz de dar repostas à situação de gravíssima crise económica e social que continuamos a viver, que se agravou em 2012 e que seguramente se irá agravar muito mais em 2013, fruto da política de empobrecimento do país que o Governo conscientemente insiste em prosseguir e que, naturalmente, faz sentir os seus efeitos também em Vila Nova de Gaia. 
Outubro 28, 2012
  A Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia aprovou ontem à noite a passagem de 24 para 16 freguesias sob a protecção de dezenas de agentes da Polícia Municipal. Na rua, centenas de pessoas que já não tiveram lugar na sala protestavam contra a extinção de freguesias. À hora habitual de abertura da entrada destinada ao público, a sala da Assembleia Municipal estaria já lotada, o que agravou o descontentamento dos populares que assim se viram impedidos de assistir e participar na sessão.
Setembro 28, 2012
O Governo endereçou ao município de Gaia uma proposta para a extinção das fundações PortoGaia e Estação Litoral da Aguda. O assunto foi levado à Assembleia Municipal e discutido a 27 de Setembro. O Bloco de Esquerda defende a manutenção, em funcionamento, da Estação Litoral Aguda e a extinção da Fundação PortoGaia.