Share |

Semana Parlamentar do Bloco de Esquerda na área da Saúde

 

 

 

Aprovado por unanimidade projeto do BE sobre Rede de Cuidados Continuados e Integrados

Esta semana foi debatido e votado o Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo o alargamento da Rede de Cuidados Continuados e Integrados bem como o investimento público em unidades públicas desta rede. Propomos:

- O investimento público em unidades públicas de cuidados continuados integrados e de cuidados paliativos;

- A contratualização com as unidades que se encontram prontas a funcionar;

- Investimento prioritário na disponibilização de mais camas nas zonas particularmente carenciadas, como Lisboa e Vale do Tejo, garantindo camas em unidades de convalescença, média duração e reabilitação, longa duração e manutenção e cuidados paliativos de modo a fazer face às necessidades.

Este projeto foi aprovado por unanimidade.

Projeto de Resolução disponível aqui e vídeo da intervenção de Helena Pinto aqui.

 

 

Quebra dos stocks de sangue: aprovada audição de presidente do IPST, solicitada pelo BE

O Bloco de Esquerda solicitou a audição do presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) na Comissão Parlamentar de Saúde com o objetivo de esclarecer os stocks atualmente existentes bem como conhecer as medidas que estão a ser implementadas para fazer face a esta situação.

O Bloco de Esquerda sabe também que o IPST está a contactar telefonicamente dadores benévolos de sangue solicitando-lhes que vão doar sangue; o motivo invocado para este contacto é precisamente o de que os stocks então em níveis muito reduzidos.

Recorde-se que, até há alguns meses, o IPST divulgava na sua página na internet os stocks existentes no país. No entanto, na mesma altura em que se começaram a registar quebras nos stocks, o IPST retirou esta informação da sua página, alegando que iria proceder a uma reorganização na disponibilização da mesma. Até hoje, esta informação nunca mais foi divulgada publicamente na página do IPST. Como tal, a informação dos stocks de sangue é mais difícil de ser conhecida.

Perante o exposto o Bloco de Esquerda considera fundamental a realização desta audição na Comissão Parlamentar de Saúde, a ser agendada em breve.

 

 

Pergunta endereçadas ao Ministério da Saúde

- Via Verde de AVC no Hospital de Braga (ver aqui)

- Concurso para contratação de 569 enfermeiras/os na zona norte do país (ver aqui)

- Serviço de Ortopedia Pediátrica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (ver aqui)

- Contratos de Emprego Inserção (CEI) e Contratos de Emprego Inserção + (CEI+) no Serviço Nacional de Saúde (ver aqui)