Share |

SAÚDE - iniciativas do BE nesta semana

 

BE denuncia: Hospital de Braga transfere para o Porto doentes com AVC que necessitam de trombectomia

O Hospital de Braga, gerido em Parceria Público Privada (PPP), não realiza trombectomias aos doentes com acidente vascular cerebral (AVC) e indicação para este procedimento procedendo à sua transferência para outras unidades hospitalares, designadamente para o Hospital de Santo António, no Porto.

Uma trombectomia consiste na remoção cirúrgica de um coágulo obstrutivo ou material estranho de um vaso sanguíneo no ponto de sua formação, sendo fundamental para salvar vidas.

Questionado pelo Jornal de Notícias, o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, que integra o Hospital de Santo António, confirma esta situação, acrescentando que as transferências ocorrem em várias especialidades e que muitas não têm justificação.

Pergunta endereçada pelo Bloco de Esquerda ao Governo disponível aqui e notícia do Jornal de Notícias aqui.

 

 

 

Projeto de Resolução: isenção de taxas moderadoras para as pessoas portadoras de doenças crónicas e de doenças raras

Esta semana foi debatido e votado o Projeto de Resolução 610/XII/2ª do Bloco de Esquerda que recomenda a isenção de taxas moderadoras para as pessoas portadoras de doenças crónicas e de doenças raras. Estas pessoas necessitam de consultas frequentes: tal decorre da sua patologia, é incontornável e necessário.

Este  Projeto de Resolução foi rejeitado com os votos contra do PSD e do CDS, abstenção do PS e os votos favoráveis do BE, PCP e PEV.

Projeto de Resolução disponível aqui e vídeos da intervenção de Helena Pinto aqui e aqui.

 

 

Publicada Resolução da Assembleia da República recomendando inclusão da vacina pneumococia no Programa Nacional de Vacinação

No dia 18 de janeiro, foi aprovado o Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda que recomendava a  inclusão da vacina pneumocócica (Prevenar 13) no Programa Nacional de Vacinação (ver aqui), dando origem à Resolução da Assembleia da República n.º 11/2011, publicada esta semana em Diário da República.

O Bloco de Esquerda irá acompanhar atentamente esta situação, de modo a garantir que a inclusão desta vacina do Programa Nacional de Vacinação de concretiza efetiva e rapidamente.

 

 

Pergunta endereçadas ao Ministério da Saúde

- 13 mil utentes do Centro de Saúde de Leiria Dr. Arnaldo Sampaio vão ficar sem médico de família (ver aqui)

- Salários e subsídios em atraso no Hospital Privado de Guimarães (ver aqui)

- Centro de Saúde de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança (ver aqui)