Share |

João Semedo no Clube dos Pensadores em dia de mais cortes na Função Pública (do blog do Clube dos Pensadores)

 

 Perante as várias perguntas de Joaquim Jorge fundador do Clube que moderou o debate João Semedo foi deixando a sua opinião :

 Passos Coelho está "a contornar e a iludir o acórdão do Tribunal Constitucional" com as medidas anunciadas na sexta-feira, considerando-as "uma violência contra o Estado moderno e democrático" e contra aqueles que o construíram nos últimos 40 anos.

 O primeiro-ministro anunciou foi uma vaga de despedimentos como nunca houve em Portugal, na administração pública, foi o embaratecimento do trabalho dos funcionários públicos e foi mais um ataque aos pensionistas e reformados.

 Uma violência contra o Estado moderno e democrático, que se construiu nos últimos 40 anos e uma violência para quem tem, ao longo dos anos, construído este Estado: os funcionários públicos. 

Que se desiludam aqueles que julgam que estas medidas vão apenas afectar os funcionários públicos, os pensionistas e os reformados".

 

 E sugeriu:

Portugal deve procurar anular "parte" da sua dívida e reduzi-la "sensivelmente a metade" .

A solução que os bloquistas propõem para o problema é "renegociar a dívida, anulando parte" dela e reduzindo "sensivelmente a metade" o seu valor actual, que hoje está nos 126% e que "vai aumentar com todas estas medidas".

 

É evidente que se nós baixarmos os juros a situação melhora e se prolongarmos os prazos de pagamento da dívida a situação também melhora, mas resta saber se baixar os juros e prolongar os prazos é suficiente. Na opinião do BE, não é e isso diferencia-nos dos outros partidos

Joaquim Jorge aproveitou para dizer que foi uma pena  que o movimento Que Se Lixe a Troikaque protagonizou recentemente um episódio caricato no Clube dos Pensadores com Miguel Relvas impedido de  discursar ao ser interrompido pela Grândola Vila Morena , num debate moderado por Joaquim Jorge ( fundador do Clube ), não estivesse presente . O BE que tem nas suas fileiras gente que simpatiza com este movimento deveriam estar presentes para fazerem propostas alternativas...

 

Joaquim Jorge questionou João Semedo sobre a necessidade de reinventar as formas de protesto. João Semedo respondeu que neste momento da vida política portuguesa é importante protestar mas também propor soluções e aposta num governo de união com todas as forças de esquerda.

 

CdP

 

artigo original aqui: http://clubedospensadores.blogspot.it/2013/05/joao-semedo-no-clube-dos-pensadores-em.html