Cantinas escolares – para esfera pública

Moção

Cantinas escolares – para esfera pública

Como é do conhecimento público, nos últimos anos as cantinas escolares foram concessionadas (gestão privada) a empresas privadas.

É também sabido que os argumentos referidos eram essencialmente os de libertar as funcionárias das cantinas para outras tarefas, e que o preço das refeições ficariam mais baratas.

Os Governos e as Câmaras liquidaram um serviço público que havia nas escolas, bem como um serviço alimentar que tinha como central a qualidade e o bem-estar alimentar dos alunos, oferecendo-lhes uma alimentação cuidada por forma a melhorar o seu desempenho escolar.

Em entrevista a um jornal Filinto Lima (diretor e professor: presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos de Escolas Públicas) coloca o dedo na ferida e cita Vila Nova de Gaia como exemplo, onde apenas uma escola/agrupamento (Escola Dr. Costa Matos) do concelho gere a sua cantina e o seu pessoal apresentando um serviço com elevada qualidade, ao contrário das restantes cantinas que prestam um serviço que está longe de ser atrativo para os alunos.

Os protestos das Associações de Pais, alunos e outros envolvidos na comunidade escolar é uma realidade, sendo necessário alterá-la com o mais rapidamente possível.

Assim sendo, a Assembleia de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso, reunida, em sessão ordinária, no dia 26.06.2017 delibera:

1 – Defender as medidas necessárias para que a gestão das cantinas seja da competência da escola pública;

2- Implementar um sistema de rede para que as cantinas públicas possam adquirir produtos locais de qualidade e a preços justos para a execução das refeições;

Moção – Rejeitada (Contra – Gaia na Frente e MICM; Abstenção – PS; Favor – CDU e BE);

Pela Representante do Bloco de Esquerda

Lurdes Gomes