Share |

Estacionamento gratuito no Hospital Santos Silva

MOÇÃO
Sobre Pagamento do Estacionamento no Hospital de Gaia
Têm chegado ao Bloco de Esquerda várias denúncias e estados de insatisfação sobre o valor que os utentes do Hospital Eduardo Santos Silva, actualmente designado como unidade I, pagam por estacionar na zona do hospital usada para o efeito.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho integra três unidades hospitalares, sendo elas o antigo hospital Nossa Senhora da Ajuda em Espinho, o antigo Hospital Distrital Vila Nova de Gaia e antigo Hospital Eduardo Santos Silva, que dá resposta a uma vasta população que ascende às 302 mil pessoas.
Esta realidade faz que Vila Nova de Gaia seja o município mais populoso da região norte, com forte densidade de utentes que se repartem pelas 15 freguesias do concelho, que se apresentam com características bem diferentes entre si.
Perante a grandeza geográfica do concelho, não existe uma correspondência eficaz dos transportes públicos o que dificulta a deslocação de muitos utentes ao Centro Hospitalar e por efeito, muitos têm que recorrer ao transporte privado.
Não e aceitável que por contingências expostas no parágrafo anterior, que instituições públicas de saúde se aproveitem da limitação da deslocação dos utentes, forcem quem utiliza o automóvel, que não encontra estacionamento nas zonas envolventes do hospital, a estacionar no parque de estacionamento, parque este que cobra o excessivo valor de 15 euros por 2horas.

Considerando o exposto, a Assembleia de Freguesia de Canidelo, reunida em Sessão Ordinária, no dia 30 de Setembro de 2014, delibera:
- Solicitar ao Ministério da Saúde que implemente medidas que permitam que as pessoas que recorrem aos serviços do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia possam estacionar gratuitamente a viatura em que se transportem.