
A candidatura da União das Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso marcou presença no parque de São Caetano com a presença da cabeça de lista da UF de Mafamude e Vilar do Paraíso, Lurdes Gomes, acompanhada dos elementos da candidatura, Vilma Martelo, Pedro Costa, Américo Magalhães, Vitor Barros, Quitéria Moreira, Eduardo Macedo.
A autarquia local deve desenvolver um papel importante no fomento de uma consciência ambiental coletiva.
O Bloco de Esquerda defende a promoção de ações de educação ambiental e de prevenção de fogos florestais através de parcerias com escolas, corporações de bombeiros e instituições de defesa do ambiente.
Entende haver a necessidade de se Implementar uma estratégia de promoção eficiência energética, na iluminação pública, na sinalização rodoviária e na certificação energética de edifícios nas Freguesias e no Concelho.
O Bloco de esquerde exige da Camara Municipal a renegociação da gestão dos contratos de concessão a privados como os parques de estacionamento e de serviços como a recolha do lixo. A água e o saneamento não devem ser entregues aos privados, têm de ter uma gestão pública.
Para o Bloco de Esquerda respeitar o espaço público e o ambiente, significa melhorar as vias de acesso, os passeios, implementar ciclovias, boa sinalização que permitam salvaguardar o espaço dos peões, dos deficientes e dos ciclistas.
O Bloco de Esquerda acha necessário recuperar, aumentar e preservar as manchas verdes correspondentes a antigas quintas, algumas de grande valor ambiental e paisagístico, os jardins, os espaços ajardinados, como o parque de S. Caetano, os parques desportivos, dotando-os de equipamentos e infraestruturas que permitam o uso público e a sua utilização para a realização de eventos de vária índole.
O Bloco de Esquerda propõe Incentivar e dinamizar e apoiar a criação de hortas comunitárias em terrenos baldios, que permitam a educação ambiental, plantação e colheita de produtos para consumo e ocupação ordenada dos solos.
O Bloco de Esquerda defende a criação de um gabinete de apoio e acompanhamento para tratamento e adoção de animais abandonados.
O desenvolvimento de um território equilibrado, com responsabilidade e estratégia de preservação ambiental permitirá à União das Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso ter uma população a usufruir de espaços públicos mais atrativos, equipados e amigos do ambiente.