Share |

Bloco em Defesa da Casa onde nasceu o Escultor Soares dos Reis

 

Proposta de Recomendação

 

Sobre a casa onde nasceu o escultor Soares dos Reis

 

Soares dos Reis é, sem margem para dúvidas, uma figura marcante do nosso concelho mas também do panorama artístico nacional e internacional. Nasceu e viveu até aos 13 anos na freguesia de Mafamude, Vila Nova de Gaia.

O imóvel onde nasceu e viveu Soares dos Reis, na rua da Montanha – Mafamude, está hoje posto à venda, pela parte de particulares. Até quando este espaço vai estar interdito aos gaienses e públicos em geral e sem estar devidamente aproveitado?

É, na ótica do Bloco de Esquerda, uma responsabilidade e um dever da Câmara defender e preservar os espaços de relevo histórico e cultural para a cidade. A Casa onde nasceu Soares dos Reis é um exemplo claro disso.

Uma política pública de defesa e investimento na Cultura e no Turismo em Vila Nova de Gaia não pode passar ao lado da figura incontornável que foi o escultor António Soares dos Reis.

Vila Nova de Gaia não seria exceção, ao fazer este investimento em particular. Existem, pelo país fora, no universo autárquico, inúmeros exemplos deste tipo de política, onde o poder local não fica à espera de respostas centrais, seja de Ministérios ou de secretarias de Estado. Um caso ilustrativo é a autarquia de Amarante, que hoje conhece o Museu Municipal Amadeo Souza Cardoso.

É, por estas razões, que o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresenta esta proposta de recomendação à Câmara Municipal de Gaia no sentido de não se deixar que aquele imóvel continue em mãos de privados e sem ser devidamente aproveitado e reabilitado para fins culturais, artísticos e turísticos.