Share |

Bloco de Esquerda exige escolas sem amianto em Gaia

O perigo da utilização de materiais contendo amianto, nomeadamente as placas de fibrocimento, é conhecido desde os anos oitenta do séc. XX. Estes materiais representam um risco elevado para a saúde, pois com o tempo degradam-se e libertam fibras de amianto, as quais, se inaladas, podem contribuir para o aparecimento de doenças graves, sobretudo em pessoas com exposição prolongada ao amianto.

A utilização de amianto em escolas é particularmente grave. Prejudica as condições de trabalho de funcionários docentes e não docentes e agride os jovens estudantes. Em 2007, a Direcção Regional do Norte contabilizou 223 escolas com coberturas de fibrocimento na Região do Norte.

Também em 2007, o Bloco de Esquerda questionou pela primeira vez a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia sobre este assunto. Nesse ano, eram 32 as escolas sob responsabilidade municipal (escolas básicas do 1º ciclo e jardins de infância da rede pública) que possuíam coberturas em fibrocimento. A Câmara dizia então que em 2008 lançaria empreitadas para a remoção destes materiais. Entretanto, duas daquelas escolas foram encerradas. Mas estamos em 2013 e nada mais foi feito, apesar das frequentes insistências do Bloco de Esquerda. A Câmara brinca com a saúde dos estudantes e dos trabalhadores de 30 escolas (jardins de infância e 1º ciclo do ensino básico) cuja responsabilidade lhe cabe e que continuam com coberturas de fibrocimento, cada vez mais degradadas.

Além destas, existem várias outras escolas em Gaia com o mesmo problema. No final de Março deste ano, o Governo anunciou a remoção do amianto em 52 escolas do país, mas não incluiu nesse número nenhuma escola de Gaia.

Com o final do ano lectivo a aproximar-se, esta seria a ocasião ideal para proceder à remoção destes materiais, aproveitando as férias esoclares.

O Bloco de Esquerda exige a remoção do amianto em todas as escolas de Gaia, de todos os níveis de ensino.

Pela defesa da saúde dos estudantes e dos trabalhadores docentes e não docentes das escolas.