Share |

Bloco apoia e dinamiza luta dos trabalhadores da IZIBUILD

 

O Bloco de Esquerda tomou conhecimento de mais um caso de desconsideração e abuso da confiança de trabalhadores. O grupo PRÉBUILD, dono e gestor das lojas IZIBUILD da Maia, Ovar e do Barreiro, anunciou no passado dia 4 de Dezembro o encerramento a partir de 31 de Dezembro de 2012.

No conjunto das 25 lojas IZIBUILD adquiridas em Julho de 2011 pelo grupo PRÉBUILD trabalham cerca de 500 trabalhadores, aos quais foi publicamente assumido o objectivo de crescimento da empresa e a abertura de mais lojas. No entanto, ao longo do último ano e meio, assistiu-se a um processo de contínua descapitalização das várias lojas, vendendo todo o stock de materiais existentes sem qualquer tipo de reposição.  

O encerramento destas lojas foi assim o culminar de uma estratégia fraudulenta e enganosa, a que a atitude hostil e avessa ao diálogo por parte da PRÉBUILD para com os trabalhadores e respectivos representantes sindicais apenas reforça a opinião do Bloco de Esquerda de que se trata de mais um caso que merece e exige uma acção vigorosa por parte do governo e das autoridades competentes.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministro da Economia e do Emprego, as seguintes perguntas:

1 – Tem o governo conhecimento desta situação?    

2 – Perante o encerramento de quatro lojas e as suspeitas de mais encerramentos por vir, tomou a ACT a iniciativa de inspeccionar e intervir junto do grupo PRÉBUILD?

3 – Que medidas pensa o Ministro da Economia desenvolver no sentido de salvaguardar os postos de trabalho em risco bem como todos os direitos dos trabalhadores sujeitos a despedimento sumário?

Palácio de São Bento, 12 de Dezembro de 2012.