Share |

BE visita Feira da Afurada e contacta com a população local

A candidatura à União de Freguesias de Santa Marinha e S. Pedro da Afurada, pelo Bloco de Esquerda, acompanhou os Candidatos à Câmara e a Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, numa visita á Freguesia da Afurada.

 

Na visita, o Bloco promoveu o efusivo contacto com a população, podendo constatar as aspirações e necessidades das gentes da Afurada, e registar as suas preocupações e prementes necessidades.

 

O Bloco tem plena consciência de que, para a população Afuradense, estas eleições autárquicas marcarão a extinção da sua Freguesia, e também a obliteração de 50 anos de poder local que, a régua e esquadro, a direita do Governo, em concordância com a coligação da direita gaiense e a mãozinha do PS, foram impostas e culminaram na agregação da freguesia de S. Pedro da Afurada a Santa Marinha.

 

Para o Bloco de Esquerda, nem foi consultada a população, como sempre defendemos, nem existiu nenhum critério de valorização da identidade própria que os Afuradenses mereciam. Os candidatos Bloquistas à União de Freguesias de Santa Marinha e Afurada, apresentam as suas propostas convictos desta responsabilidade, e com a determinação necessária para com o respeito que as gentes de S. Pedro da Afurada merecem, e a necessidade do reforço de apoios e de maior solidariedade social.

 

Constatamos que a população idosa da Afurada precisa mais ação social e espaço de convívio e que as coletividades locais necessitam que se ponha fim ao ostracismo de 12 anos a que o PSD/CDS-PP votaram as suas iniciativas. Defendemos, por isso, um mais correto desenvolvimento, que verdadeiramente dinamize a atividade local, e promova a necessária inclusão socioeconómica. O Bloco não pode permitir que agora, a pretexto da extinção da Junta de Freguesia de S. Pedro da Afurada, a voracidade que as maiorias têm pelo negócio, possa pretender também surripiar o respetivo edifício. Para nós, o poder local de proximidade é hoje ainda mais necessário e a proximidade aos problemas vividos pelas pessoas, no meio desta enorme devastação social que aflige os novos, os desempregados e os idosos, é de todo uma prioridade.

 

A Candidatura do Bloco de Esquerda propõe a construção coletiva de respostas capazes de promover a inversão deste ciclo de destruição da sociedade e da economia local em que vivemos e, em particular, as gentes de S. Pedro da Afurada precisam de equipamentos, de cooperação entre agentes sociais e associativos, de melhores acessibilidades e de melhor serviço público de transporte, que promovam a necessária inclusão social e o desenvolvimento.

 

Na iniciativa, os candidatos do Bloco visitaram o movimentado, mas exíguo, Mercado Local, podendo constatar a enorme falta de condições do mesmo, que se arrasta há 12 anos de vaidades e fantasias da coligação da direita, onde nem a simples construção de um sanitário publico, salubre e confortável, pode ser apresentado como obra feita. A propósito, a obra parada contígua, que pretensamente alojaria a promessa do novo Mercado Municipal, e cuja conclusão ainda marina, e cuja incógnita orçamental transitará de mandato. Visitamos depois o Lavadouro Público, tão necessário à atividade doméstica daquelas gentes, que necessita de melhoramentos e tanques apropriados às lides caseiras e piscatórias, cujo desleixo denota a incapacidade, até agora, de promover condições condignas àquele equipamento tão necessário. No percurso pelas ruas, onde tivemos oportunidade de dialogar com muitos populares, não podíamos deixar de visitar o Cais dos Pescadores, onde assenta a tradição e o nome deste Lugar da Afurada, cujo forte contraste é evidente com a Marina Fluvial da freguesia contígua. A propósito, recordamos alguém que, certamente muito sintonizado com a mesma direita, afirmou recentemente a oportunidade de voltar a investir no mar mas, os afuradenses apenas passaram a poder ver melhor as embarcações de recreio que cruzam a barra.

 

Para o Bloco de Esquerda, a exclusiva lógica do negócio não pode continuar a sobrepor-se à vida das pessoas. A população da Afurada precisa de melhores acessos entre a zona baixa e a zona alta para poder igualar oportunidades; necessita poder ver reduzido o IVA na restauração para assegurar a atividade local; precisa mais ligação do transporte público, que promova também a ligação entre margens em transporte fluvial, para ver desagravados os custos da passagem para a cidade próxima; precisa de um Mercado Municipal condigno para promover produtos e atrair turismo; precisa de Transporte Escolar Gratuito para garantir igualdade e inclusão social.

 

Estamos apostados em mudar a política, para mudar de vida em S. Pedro da Afurada e em Santa Marinha. Estamos apostados em propostas de desenvolvimento local e de combate ao desemprego!