
A candidatura do Bloco de Esquerda à Assembleia da União das Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraiso marcou presença na Feira de S. Martinho tendo estabelecendo contactos com a população e com os comerciantes.
Estiveram presentes, os Candidatos Lurdes Gomes e Vilma Martelo além de outros candidatos da lista. Esta candidatura privilegiará o contacto direto com as pessoas nas suas iniciativas de campanha.
Esta ação decorreu num espaço de comércio tradicional, retratou a dificuldade económica das pessoas na aquisição de bens essenciais, principalmente alimentos, e dos comerciantes que se queixam da quebra nas vendas, e da dificuldade em fazer face ás despesas de funcionamento. Ambas as partes apontam o desemprego, o corte nos salários e nos apoios sociais, como os principal indicadores que originam esta situação.
Vila Nova de Gaia é o exemplo da política seguida pelo Governo PSD- CDS/PP cuja orientação levou à destruição de empresas e de emprego.
Em Janeiro de 2013, 33.917 desempregados estavam registados no Centro de Emprego Destes, 4.206 são jovens desempregados com menos de 25 anos, num aumento de 25,9% em relação a Janeiro de 2012. Nestes números não se encontram contemplados os que, mesmo desempregados, não recebem subsídio, aqueles que se encontram em formação e todos os outros que foram ‘limpos’ das listas do IEFP, mesmo mantendo-se desempregados.
Os cidadãos da União das Freguesias de Mafamude/Vilar do Paraiso também são vítimas deste flagelo social.
Crescendo o desemprego, aumenta a falta de recursos financeiros, reduz o acesso às necessidades essenciais, aumenta a exclusão e como consequência aumenta a pobreza a fome e a miséria.
O desempregado está apto a trabalhar, quer produzir e ser solidário. Não quer esmola, quer emprego digno e com direitos, não deve ser visto como um intruso na Sociedade.
Precisa de orientação e apoio na procura e na elaboração de projetos de criação do próprio emprego e de financiamento através do acesso ao microcrédito. Está recetivo a valorizar-se e para isso precisa de mecanismos de formação apoiados e direcionados para áreas da sua competência profissional.
O Bloco de Esquerda propondo medidas como; o acesso ao financiamento bancário, de micro e pequenas empresas, através de linhas de crédito com juros bonificados, a reabilitação urbana e a descida de 23% para 13% do Iva de Restauração, está a contribuir com medidas para a criação de postos de trabalho e para que todo o cidadão possa ter uma vida digna, independente, justa e solidária.
Vila Nova de Gaia, 24 de Agosto de 2013
A candidatura do Bloco de Esquerda