Share |

BE Mafamude visita Centro Recreativo de Mafamude

O Bloco de Esquerda de Mafamude e Vilar do Paraíso visitou o Centro Recreativo de Mafamude, dando seguimento ao seu plano de atividades, de contacto direto com os agentes e populações locais. Entende o BE ser muito importante reforçar o contacto e o apoio às instituições sociais, recreativas, culturais e desportivas, enquanto elementos fundamentais para a criação de uma rede social de apoio e desenvolvimento de dinâmicas de reunião e participação no enraizamento local, base de apoio fundamental para constatação de realidades que permitam propostas que resolvam os problemas das pessoas e as envolvam na organização de atividades de tradição comunitária, desportiva, cultural, voluntariado, através da apresentação de projetos e orçamentos utilizando os espaços físicos existentes ou novos espaços entretanto encerrados ou abandonados (escolas ou outros), dotando-os de valências educativas, recreativas e culturais, como também, o retorno e a dinamização de feiras tradicionais semanais e/ou mensais bem como a promoção de feiras temáticas. A criação de um guia turístico com o intuito de dar a conhecer Mafamude e Vilar do Paraíso que inclua a agenda de atividades de índole recreativa, cultural em parceria e em rede com as associações locais, valorizando-as e dando a conhecer o seu trabalho. 
Uma delegação do BE composta por Lurdes Gomes (Deputada de Freguesia) e Américo Magalhães estiveram presentes na sede onde reuniram com os dirigentes.
Este contacto permitiu conhecer o espaço físico, a atividade regular, as dificuldades, a relação com o meio, com a Autarquia e os projetos futuros. 
Esta interessante constatação, permitiu ao BE opinar sobre qual o papel da instituição/coletividade/associação e a sua relação com a comunidade e ouvir o entendimento sobre qual deve ser a relação e resposta dos agentes políticos à situação atual de dificuldade em que se encontra o movimento associativo face à crise social.

Centro Recreativo de Mafamude
 

 

Fundado em 1912. Os períodos da sua História estão muito ligados ao período da Monarquia, à Resistência Republicana, ao aparecimento do liberalismo, ao movimento do associativismo, à implantação da República, ao aparecimento da televisão, à Guerra do Ultramar e à emancipação da Mulher. Atualmente as suas atividades refletem a sua História de resistência, persistência e permanente adaptação às mudanças sociais alicerçadas numa capacidade de organização e resposta bem patentes na diversidade de oferta de atividades e serviços ao dispor dos associados e comunidade local efetuados num espaço físico exíguo demonstrativo da capacidade de gestão, rentabilidade e organização dos seus dirigentes.

 

Possui 3000 associados (1000 ativos), numa faixa etária entre os 3 e os 90 anos, que contribuem com 1,50€ de quota mensal, as instalações são próprias (insuficientes) que pretendem ampliar. Estão abertos diariamente das 9h30 às 24h (exceto ao Domingo).

 

As suas principais atividade são: Ballet, Dança Jazz, Danças de Salão, Danças Andinas, Ginástica Infantil, Ginástica de Manutenção, Hidroginástica e Natação, Pré- Karaté- Karaté, Música Popular Portuguesa, Viola, Piano, Zumba, História da Arte, Conto Infantil e Momento de Poesia.

Estas atividades desenvolvidas diariamente ao longo do ano culminam com a realização do Sarau Cultural anual que se realiza e enche o Teatro Rivoli, no Porto.
O Bloco de Esquerda foi convidado e marcará presença no evento cultural "Poemas de Liberdade e Amor - 40 anos da Revolução de Abril" que terá lugar no próximo dia 5 de Abril pelas 21h30 no Salão Nobre do Centro Recreativo de Mafamude.