BE Gaia divulga números do desemprego no Concelho

O Grupo municipal do BE de Gaia divulgou hoje os números do desemprego na região norte do país, mais concretamente do concelho de Vila Nova de Gaia. A nível nacional, as políticas recessivas da Troika e do governo têm feito o desemprego bater records, principalmente ao nível do desemprego de longa duração. No concelho de Gaia a situação de desemprego é ainda mais preocupante (cerca de 22%) fruto "do falhanço no objectivo de estimular o desenvolvimento económico e social local" da maioria PSD/CDS.

A taxa de desemprego do Norte é atualmente 17,8%, sendo mais alta nas mulheres (19,2%) e nos jovens (15-24 anos) -  36,1%. O número de desempregados estimado pelo INE para a Região Norte é de 350 mil. Deste total, 6 em cada 10 estão desempregados há mais de um ano. Cerca de 38% estão mesmo desempregados há mais de dois anos! E apenas pouco mais de 40% dos desempregados da Região Norte recebe algum tipo de subsídio de desemprego. Estes são dados oficiais, do INE, relativos à Região Norte do país.

Em Vila Nova de Gaia também o desemprego continua a crescer. No final de 2012 eram 33.349 os desempregados residentes em Gaia (dados oficiais do IEFP), o que significa um crescimento de 10% no espaço de um ano (desde o final de 2011). Deste total, 55% estão desempregados há mais de um ano e 1 em cada 8 são jovens (menores de 25 anos).

"Uma taxa de desemprego entre 21% e 22% é algo que devia fazer corar de vergonha esta Câmara Municipal e a maioria PSD/CDS que a apoia e que ilustra de forma veemente o respectivo falhanço no objectivo de estimular o desenvolvimento económico e social local. Objectivo esse que esta Câmara atribuiu a si própria, mas no qual falhou redondamente.", diz o comunicado do grupo municipal do BE (em anexo). Por isso o grupo reivindica "um plano local de acção para a promoção do emprego no concelho, envolvendo o município, o IEFP, e até as empresas e entidades formadoras".

AnexoTamanho
Comunicado BE Gaia197.25 KB