Share |

BE em Mafamude apoiou protocolo entre Cruz Vermelha e Autarquia

Uma delegação do Bloco de Esquerda de Mafamude e Vilar do Paraíso, composta por Quitéria Moreira e Américo Magalhães, esteve presente na cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a Junta de Freguesia e a Delegação de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa, nas instalações do Centro Comunitário, sito à Rua Diogo Cão, n.º257, em Mafamude.

A assinatura deste protocolo / parceria entre a Autarquia local e a Cruz Vermelha Portuguesa com o aval da segurança Social, define e reforça papel do Centro Comunitário de Mafamude e Vilar do Paraíso como um agente que em rede e com a colaboração de outras instituições de diverso âmbito, alargará a dimensão da sua função de forma a dar resposta a novos desafios de inclusão, que as mudanças sociais exigem.

 

O Centro Comunitário apresenta, como princípio basilar, a capacidade de estar em permanente adaptabilidade, num esforço para acompanhar as mudanças no contexto local, pelo que os seus serviços têm sido adaptados às exigências do momento. Promove o desenvolvimento das crianças, adolescentes, adultos e idosos da comunidade através de intervenção psicossocial. 
Faz avaliação e intervenção psicológica e social em diversos contextos externos e em parceria com Instituições, associações, agrupamentos de escolas, jardim-de-infância, centros de convívio e centros de Saúde.

 

Com a Unidade de Saúde Familiar das Camélias e com a Liga dos Amigos do Centro de Saúde Soares dos Reis, desenvolveu uma intervenção para cuidadores informais de doentes de alzheimer ou outras demências cujo projeto foi denominado "Tempo de Quem Cuida”, que melhoraram a sua qualidade de vida, especialmente nas dimensões do sono, ambiente do lar e oportunidade para atividades de recreio e lazer.
Fomenta animação Sociocultural e Desportiva, dinamiza programas de férias e atividades lúdicas e desportivas que constituem uma oportunidade para o desenvolvimento de competências em diferentes áreas. 
No local a delegação do Bloco de Esquerda foi recebida pelos Técnicos ao serviço do Centro Comunitário com quem pode abordar um pouco do passado, o que se faz no presente e o que a assinatura deste protocolo significa para o futuro. Deu para perceber a competência no domínio da descrição das diferentes áreas que desenvolvem, o entusiamo quando falam no serviço prestado às pessoas e a motivação para abordar novos projetos.

 

O Bloco de Esquerda de Mafamude e Vilar do Paraíso realça a oportunidade deste ato por entender ser a confirmação de que é por estas instituições a implementação da base local, que passam funções de integração e de socialização dos cidadãos, o enfrentar coletivo dos problemas locais, a gestão e encaminhamento de alguns problemas vividos assente nas redes de relações de conhecimento, solidariedade e entreajuda.
A ação local abrange áreas tão diversas da vida social que ao fazê-lo potencia-se como detentora coletiva quer do conhecimento das condições de vida ao nível local como também, dos meios para intervenções influentes e rápidas na resposta às mudanças sociais.