Share |

BE em Canidelo vê aprovada a sua Recomendação para que o Governo reconsidere privatização dos STCP

O governo PSD/CDS/PP pretende privatizar em 2014 as empresas públicas de transportes. No distrito do Porto está em curso a destruição da empresa STCP.

Destruir a STCP é um crime social. É um ataque a um serviço público imprescindível para os utentes do grande Porto, é mais uma malfeitoria deste governo que cego na sua estratégia ideológica coloca em causa um serviço de qualidade.

A STCP nasceu em 1946 com o resgate feito pela Câmara Municipal do Porto a um grupo de empresários privados da então Companhia Carris de Ferro do Porto, e pertenceu ao município do Porto até 1994. Foi com o governo de Cavaco Silva que a administração da STCP passou a ser nomeada pelo Terreiro do Paço e a prestar contas apenas ao governo.

A transferência financeira do estado para a STCP (indemnização compensatória) é cada vez menor: em 2010 foi de 20 milhões de euros, em 2011 foi 19 milhões, em 2013 baixou para 16 milhões e para 2014 será de apenas 12 milhões.

Para corresponder com um melhor serviço, a STCP precisa de admitir 100 motoristas. Todos os dias ficam dezenas de autocarros sem utilização. Aumenta o tempo de espera nas paragens, diminui a frequência das carreiras, os horários não podem ser cumpridos, os utentes são prejudicados.

Os trabalhadores da STCP têm lutado e vão continuar a lutar pela defesa do serviço público de transportes. Não é apenas para garantir os seus direitos, a sua dignidade profissional, os postos de trabalho. É também para que não avance o processo de privatização da empresa.

A Assembleia de Freguesia de Canidelo reunida em Sessão Ordinária, no dia 30 de Dezembro de 2013, decide:

- Recomendar ao Governo que reconsidere a intenção de privatizar a STCP e que crie melhores condições para a manter na esfera dos serviços públicos de transportes.

Esta moção a ser aprovada deve ser enviada:

- Senhor Primeiro Ministro

- Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

- Comissão de Trabalhadores da STCP