Share |

BE contra a privatização da STCP

O governo quer entregar a privados as empresas públicas de transportes, como a STCP ou o Metro, ainda em 2014. Não é definido o serviço público a prestar, mas a dívida acumulada, essa, continuará a ser encargo do Estado, deixou claro o Secretário de Estado dos Transportes. 

 

Para preparar o terreno, o governo e o conselho de administração da STCP por si nomeado, estão a degradar o serviço público de transportes. O aumento dos preços e o corte de linhas (menos 12 em dois anos) diminuiu o número de passageiros em quase 20%. A transferência financeira do Estado para a STCP (indemnização compensatória) tem sido cada vez menor: em 2011 foi 19 milhões, em 2013 baixou para 16 milhões e para 2014 será de apenas 12 milhões de euros.

 

Agora, dezenas de autocarros ficam todos os dias nas estações de recolha, sem utilização, porque há falta de 100 motoristas. E assim, está a aumentar o tempo de espera nas paragens e a diminuir a frequência das carreiras. Os horários não são cumpridos, os passageiros ficam prejudicados. A contratação coletiva e as normas legais sobre tempo de trabalho também não são respeitados. As perdas financeiras originadas pela aquisição irresponsável de “swaps” pela administração da empresa, são superiores a 100 milhões de euros.

 

Graças ao empenhamento e profissionalismo dos seus trabalhadores e apesar da ação destruidora dos governos, a STCP ainda é a operadora pública que tem um dos melhores desempenhos em transportes rodoviários em toda a União Europeia. Mais de metade (255) da frota de autocarros é movida a gás natural e todos as viaturas já têm piso rebaixado. Uma simples comparação com as condições de transporte apresentadas pelas operadoras privadas mostra bem que destruir a STCP é um autêntico crime económico e social.

 

O município de Vila Nova de Gaia não pode aceitar o corte no serviço prestado pela STCP, que ocorrerá pela anunciada concessão a privados. Todos precisamos do transporte público.  

 

Assim, a Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, reunida em 21 de Abril de 2014, DELIBERA:

 

1 – Manifestar a sua oposição à anunciada privatização da STCP;  

2 -Apoiar os trabalhadores da STCP na luta que têm travado pelo cumprimento dos Acordos de Empresa e pelo serviço público de transportes;

3 – Defender a participação do município de Vila Nova de Gaia na gestão da STCP;

    

 

Pelo Bloco de Esquerda,

 

 

 

(Luís Monteiro)