Share |

BE Canidelo em defesa da Travessa do Picão

No passado dia 12 de Abril de 2014, o Bloco de Esquerda esteve em contacto com os moradores da Travessa do Picão.

Não foi uma mera visita de rotina ao local, fomos tocar impressões com os moradores e perceber os motivos do seu descontentamento, alvo de denúncia pública, sobre a falta de condições de higiene saudável e ambientais provocadas pela ausência de saneamento básico.

Constatamos a inexistência de acesso aos serviços de saneamento como: ausência de colectores de ligação, o não tratamento de águas doméstica que correm diariamente pelos passeios a céu aberto para as ruas circundantes, o acumular de residios orgânicos em fossas domésticas e deficiente limpeza da via pública.

Esta situação ocorre num lugar da nossa freguesia, que reconhecemos ter significativos níveis de evolução, em estruturas sociais, educativas, recreativa e económicas, como também, um desmesurado aumento de planos de urbanização já aprovados, que têm sido alvo de críticas do Bloco de Esquerda, casos das urbanizações da Quinta Marques Gomes e Seca do Bacalhau, entre outras, onde o espaço verde é substituído pelo betão.

É nesta freguesia, em crescimento, da malha urbana da cidade que toca com o litoral, que casos como o da Travessa do Picão são inadmissíveis.

É por todos reconhecido a importância da existência do saneamento básico nos índices de saúde pública ao evitar a proliferação de doenças e também nos indicadores de poluição ambiental.

Os moradores da Travessa do Picão vivem em comunidade e têm direito a uma vida saudável e para o efeito exigem uma intervenção imediata no lugar que lhes permita ter acesso ao saneamento básico.

Os anteriores executivos desta Junta de Freguesia por várias vezes tiveram a oportunidade de ouvir os moradores, e sempre lhes foi criada a expectativa de que o problema seria resolvido, com a intervenção da Câmara Municipal.

Nada foi feito até ao presente.

A Assembleia de Freguesia de Canidelo, reunida em Sessão Ordinária, no dia 29 de Abril de 2014, decide:

- Recomendar à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, uma intervenção a curto prazo, na Travessa do Picão, com o objectivo de instalar o saneamento básio no local.

Esta moção deve ser enviada:

- Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

                                                                                           Pelo Bloco de Esquerda