Share |

Atribuição de um nome para a toponímia de arruamentos da “Seca do Bacalhau”

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos- Zeca Afonso - nascido em Aveiro a 2 de Agosto de 1929, destacou-se no plano cultural como compositor e cantor.

Filho de um magistrado e de uma professora primária estudou em Coimbra no liceu D. João III, onde se começou a interessar pela música. Em fins da década de 40, destaca-se, á semelhança do irmão, como cantor de fados.

Casa pela primeira vez em 1950, com Maria Amália, de quem tem dois filhos. Viveu momentos de dificuldades económicas que o levaram a trabalhar como revisor no “Diário de Coimbra”. Em 1953 grava os primeiros discos, com “Fado das Águias” e outras canções. Outros discos se sucederem e em 1964 já casado com Zélia, parte para Moçambique. Nos anos seguintes nascerão mais dois filhos.

Cumpre o serviço militar em Mafra (entre 1953 e 1955), onde de distinguiu pela permanente distracção e incapacidade para dar ordens. Em 1956 iniciou a sua experiência de professor do ensino secundário, que o levou a leccionar em diversos colégios do país.

Expulso do ensino por razões políticas, dedica-se mais assiduamente à música.

Participa activamente no III Congresso da Oposição Democrática em Aveiro, em Março de 1973 (onde estreia em público “O Que Faz Falta “) e envolve-se na acção política com grupos de vários sectores da esquerda, desde PCP à Luar.

Em 29 de Março de 1974 participa no Encontro da Canção, no Coliseu dos Recreios, onde a censura não lhe permite cantar mais do que duas canções: “Milho Verde” e “Grândola Vila Morena”. Menos de um mês depois, a 25 de Abril, esta era a senha do Movimento das Forças Armadas para o início da que ficaria para a história com o nome único de Revolução dos Cravos.

Com uma enorme obra discográfica, participa em muitos concertos de solidariedade com as organizações dos trabalhadores e o povo e com enorme generosidade raramente recebia honorários.

Em 1982, é-lhe diagnosticada uma doença incurável (esclerose lateral amiotrópica). Morre, no hospital de Setúbal, na madrugada de 23 de Fevereiro de 1987.

Pelo exposto, nesta breve biografia, propomos:

Atribuição do nome do cantor e compositor – Zeca Afonso- para um dos quatro arruamentos do loteamento da “Seca do Bacalhau.

Canidelo, 27 de Junho de 2014

                                                                                        Pelo Bloco de Esquerda