Share |

Curso Livre Pensamento Crítico e Cultura Contemporânea

 

Curso Livre

Pensamento Crítico

e Cultura Contemporânea

 

 

15 de novembro a 4 de dezembro :: 21h30

Maus Hábitos (Rua Passos Manuel 178, 4º)

Organização: CULTRA_Porto

Inscrições para: portocultra@gmail.com

(lugares limitados ao espaço)

 

 

Tempos sombrios ou tempos interessantes, a época que vivemos, com o eterno refrão da crise, assiste ao regresso da crítica social e política e a reflexões importantes sobre a cultura contemporânea. A batalha das ideias acompanha assim o novo ciclo de lutas sociais que percorre o planeta, de Nova Iorque a Atenas, do Egito ao Chile, passando por Portugal. Em que podem diferentes teorias ajudar-nos a interpretar o mundo, olhá-lo com espanto, no contratempo da história, representá-lo de outra forma, buscar o que há de emergente e de transformador, inventar outras práticas? Como pensar algumas das questões com que nos confrontamos hoje, da arte às identidades religiosas, do corpo ao cruzamento entre formas culturais, do capitalismo global às comunidades nacionais? O filósofo Sousa Dias, os cineastas e escritores Regina Guimarães e Saguenail, o sociólogo João Teixeira Lopes, o letrista Carlos Tê, a poeta Ana Luísa Amaral e o arquiteto Alexandre Alves Costa apresentam-nos alguns daqueles e daquelas que, no pensamento crítico e na cultura contemporânea, mais os influenciaram no que são. Pensar criticamente esses contributos, eis o objetivo deste curso livre, aberto a todos e a todas.

 

 

 

15 novembro

Deleuze e a Arte

(Sousa Dias)

A nova edição do livro Lógica do Acontecimento. Introdução à Filosofia de Deleuze, da autoria de Sousa Dias (Documenta 2012) estará disponível nesta sessão.

 

20 novembro

Em torno de George Steiner: nem raça, nem religião nem nação- mas judeu ainda assim

(Regina Guimarães e Saguenail)

 

22 novembro

David Harvey e o capitalismo flexível

(João Teixeira Lopes)

 

27 novembro

Tom Zé, um recoveiro entre culturas

(Carlos Tê)

 

29 novembro

Judith Butler, identidades e corpos que importam

(Ana Luísa Amaral)

 

4 de dezembro

Eduardo Lourenço e a identidade nacional

(Alexandre Alves Costa)

 

 

 

Sousa Dias é professor da Escola Soares dos Reis, filósofo e autor, entre outros, dos livros “Grandeza de Marx” (Assírio e Alvim, 2011) e “Lógica do Acontecimento. Introdução à Filosofia de Deleuze” (Documenta, 2012).

 

João Teixeira Lopes é sociólogo, professor da FLUP e responsável por vários projetos de investigação na área da sociologia da cultura e da educação, tendo publicado, entre outros livros, “A Cidade e a Cultura. Estudo sobre práticas culturais urbanas” (Afrontamento, 2009)

 

Regina Guimarães é poeta, videasta, dramaturga e letristas (TTT, Clã, Osso Vaidoso, etc). Saguenail é escritor e cineasta. Em conjunto, fundaram a editora e produtora Hélastre e são autores de dezenas de livros e de filmes, quer de ficção quer documentários. São também animadores da associação Os Filhos de Lumière e fundadores da Casa da Achada- Centro Mário Dionísio.

 

Carlos Tê é licenciado em filosofia, é escritor, mas é sobretudo como letrista que é conhecido do grande público, tendo colaborado com inúmeros projetos musicais e grupos como os Clã, Rui Veloso ou Jafumega.

 

Ana Luísa Amaral é professora da FLUP e é escritora, tendo publicado poesia, teatro, literatura infantil, sendo também responsável pela edição anotada de “Novas Cartas Portuguesas” (Dom Quixote, 2010) e co-autora do “Dicionário de Crítica Feminista” (Afrontamento, 2005). Tem recebido inúmeros prémios literários, o mais recente dos quais este ano (Prémio António Gedeão).

 

Alexandre Alves Costa é arquiteto e professor jubilado da FAUP.  A seguir ao 25 de Abril, integrou a Comissão Coordenadora do SAAL/Norte. Compõe juntamente com Fernando Távora e Siza Vieira, entre outros, alguns dos princípios definidores da chamada "Escola do Porto". Tem vasta obra enquanto arquiteto, a maioria da qual publicada.