Sobre: Iniciativas dos Deputados

Julho 4, 2017

Estamos a aproximadamente três meses do final do mandato 2013-2017 e, como tudo na vida, nada é eterno, possivelmente alguns ficam e outros não!

Durante este mandato o Bloco de Esquerda, defendeu e propôs matérias relevantes para a freguesia constantes do seu manifesto eleitoral de modo a honrar os seus compromissos, sem nunca esquecer qual a sua força e a sua representatividade – tivemos um sacho para trabalhar, ficamos muito longe da enxada!

Julho 4, 2017

A atribuição de um subsídio a determinadas instituições/entidades públicas, particulares e cooperativas que desenvolvam a sua atividade na circunscrição territorial da freguesia, constitui uma competência da assembleia de freguesia, de acordo com o disposto nas alíneas i) e j) do n.º 1 do artigo 9.º do Anexo I à Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, sob proposta da Junta de Freguesia, tendo sido delegada, neste mandato, para o órgão executivo.

O Bloco de Esquerda considera que a atribuição de subsídios através de protocolos deverá ter por base um regulamento por forma a garantir todas as condições de independência do movimento associativo.

Julho 4, 2017

Como é do conhecimento público, nos últimos anos as cantinas escolares foram concessionadas (gestão privada) a empresas privadas.

Os protestos das Associações de Pais, alunos e outros envolvidos na comunidade escolar é uma realidade, sendo necessário alterá-la com o mais rapidamente possível.

Julho 4, 2017

As forças vivas da freguesia são uma componente fundamental para a dinamização e para o desenvolvimento social da União de Freguesias de Mafamude e Vilar Paraíso.

Dezembro 26, 2016

Os compromissos assumidos com o PS permitiu a reposição de direitos, salários e pensões travando as politicas austeritárias da direita.

O Bloco de Esquerda considera que só a reestruturação da dívida pública portuguesa nos montantes, prazos e juros, tornará possível canalizar verbas significativas para o investimento público, permitindo o desenvolvimento económico e o bem estar das pessoas.

Dezembro 26, 2016

O Boletim Informativo “Centralidades” publicado pelo executivo da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso tendo sido lançado o primeiro número em 2014.

Nesta conformidade, a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso reunida em sessão ordinária, no dia 19. 12.2016  propõe ao Executivo da Junta:

– Que o Boletim informativo reserve um espaço para publicação de artigo de opinião dos movimentos e partidos políticos com representação na Assembleia de Freguesia.

Dezembro 26, 2016

A Rua Nova do Painçal em Vilar do Paraíso culmina junto de uma linha de água.

Esta artéria, encontra-se com o piso degradado, sendo visíveis áreas onde existe falta de betuminoso.

Perante o exposto, o Bloco de Esquerda propõe à Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Mafamude e Vilar Paraíso reunida em sessão ordinária, no dia 19. 12.2016 que recomende ao seu executivo que diligencie no sentido de:

– Requalificar a Rua Nova do Painçal;

– Proceder à limpeza da linha água.

Dezembro 23, 2016

Há 40 anos realizaram-se as primeiras eleições livres para as autarquias locais. Antes da revolução libertadora do 25 de Abril de 1974, até os presidentes das câmaras eram nomeados pelo governo…

A exigência das populações é que as autarquias respondam cada vez melhor aos problemas locais, sejam transparentes na sua atuação, aprofundem a participação pública e a democracia local. E para isso são necessárias mais competências e os adequados meios financeiros.

A favor  BE e CDU

Contra PS

Abstenção PSD/CDS

Dezembro 23, 2016

A tragédia dos refugiados e migrantes que, fugindo da guerra e da opressão, tentam chegar a países europeus, continua a agravar-se.

Recentemente decorreu no Parlamento Europeu o encontro “Cities of SolidaritySolidacities” no qual Spyros Galinos, presidente da Câmara de Lesbos, ilha da Grécia com 80.000 habitantes onde se encontram mais de 15.000 refugiados, apelou à criação duma rede de municípios europeus que se juntem para enfrentar este problema e, na medida das suas possibilidades e com procedimentos agilizados, acolham mais refugiados.

A favor CDU e BE

Abstenção  CDS/PSD e PS

Outubro 11, 2016

Alguns deputados do Bloco de Esquerda estiveram a distribuir em vários locais de trabalho no distrito para divulgação das propostas do Bloco e do encontro de ativistas laborais do distrito que se realiza no próximo sábado e ainsa os Aumentos das Pensões.