Share |

Catarina Martins com Pescadores da Afurada

No passado dia 25 de Outubro, a coordenadora do Bloco de Esquerda Catarina Martins visitou as docas de pesca da Afurada, em Vila Nova de Gaia, num encontro entre os pescadores e representantes do Bloco de Esquerda.

O encontro desenrolou-se nas instalações da antiga Junta de Freguesia de São Pedro da Afurada, à beira rio. Para além de Catarina Martins do BE, marcaram presença dezenas de pescadores detentores de pequenas embarcações, o deputado municipal do Bloco de Esquerda em Gaia Luís Monteiro, o eleito na União de freguesias de Santa Marinha/Afurada do Bloco Joaquim Viana e mais alguns elementos da Concelhia do BE.

O tema do encontro centrou-se na injustiça que os pequenos pescadores sofrem na divisão das quotas de pesca entre as grandes e as pequenas embarcações. 

O Bloco de Esquerda, em nome da coordenadora Catarina Martins prometeu estudar o assunto e preparar uma proposta preparada em conjunto com os pescadores para que haja uma melhor gestão das quotas de pesca e que o Governo seja responsabilizado por essa gestão e não apenas as Associações de Pescadores.

O deputado municipal do BE Luís Monteiro apresentou uma proposta de levar este tema a discussão numa sessão da Assembleia Municipal a marcar em data combinada de forma que os pescadores também possam intervir. Joaquim Viana, autarca eleito na freguesia, avisou que levará a sede da Assembleia de Freguesia esta discussão para tornar público e dar força a esta luta.

No final do encontro, ficou acordado um próximo encontro entre o Bloco de Esquerda e estes pescadores para preparar uma proposta concreta e uma forma de organizar a luta no sentido de solucionar os problemas de sobrevivência que estes pescadores hoje vivem.

O Bloco de Esquerda sempre se pautou e continuará a a pautar por escolher como linha de ação o contacto direto com as populações e os seus problemas. Para o Bloco, a política faz-se com e para as pessoas, na defesa dos seus direitos, na luta pela qualidade dos serviços públicos e na defesa dos que são esmagados pela crise social a que os mais pobres foram sujeitos.