Share |

Falta de lençois no hospital de gaia

Em virtude de termos vindo a constatar que o Governo não responde a grande parte das perguntas endereçadas no prazo regimental de trinta dias e só parece fazê-lo quando as remetemos novamente, o Bloco de Esquerda procede ao reenvio da pergunta número 539/XII/4a, sobre a falta de lençóis e batas na Unidade I do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, cujo prazo de resposta se encontra ultrapassado.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia é constituído por três unidades hospitalares, sendo elas o antigo Hospital Nossa Senhora da Ajuda em Espinho (Unidade III), o antigo Hospital Distrital Vila Nova de Gaia (Unidade II) e o antigo Hospital Eduardo Santos Silva (Unidade I), também em Gaia.
O Bloco de Esquerda recebeu contactos de utentes deste Centro Hospitalar dando conta da falta de lençóis e batas, designadamente na Unidade I. Um dos exemplos remete para um utente que foi admitido para internamento nesta unidade ao fim da manhã mas só ao fim do dia houve lençóis para fazer a cama!
É inadmissível que os utentes sejam admitidos para internamento e não lhe sejam disponibilizadas as condições adequadas à sua condição. Não é concebível que uma pessoa seja colocada numa cama sem lençóis, e mais incompreensível ainda é que essa situação se arraste ao longo de um dia inteiro! De igual modo, não se compreende que não haja batas para vestir aos doentes quando vão para o bloco operatório.
A situação aqui descrita constitui mais um exemplo que vem infirmar a ideia que o Governo tanto tenta propalar de que é possível cortar no Serviço Nacional de Saúde sem cortar na qualidade ou nos serviços prestados. Não é verdade: os cortes têm consequências e estão bem à vista. Esta situação é lamentável e tem que ser corrigida, de modo a garantir a todos os utentes o serviço público de saúde de qualidade a que têm direito, assegurando o tratamento de todas as pessoas com dignidade e respeito.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:
1. O Governo tem conhecimento da situação exposta?
2. Por que motivo se registou falta de lençóis e de batas no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia?
3. Que medidas estão a ser implementadas para garantir que tal situação não volta a repetir-se?