Share |

BE defende que RTP continue a produzir em Gaia

 

Assembleia de Freguesia de Mafamude

Moção

Sobre a manutenção da produção de informação e de programas no centro de produção da RTP-Porto em Vila Nova de Gaia.

 

O Conselho de Administração da RTP anunciou este mês que a produção do programa Praça da Alegria, desde sempre com sede nas instalações da RTP no Porto, seria deslocada para Lisboa. O programa diário é uma marca central da programação da RTP, com público amplo e generalista que lhe confere uma legitimidade inequívoca na vida de muitas e muitos portugueses. Mas tem também características próprias e específicas que o facto de estar sediado em Vila Nova de Gaia lhe confere, e isso resulta numa representação cultural influenciada pela região em que se insere e que se torna assim um garante de pluralidade e representatividade nacional.

O Centro de Produção da RTP Porto é ainda responsável pelo espaço de informação mais plural da televisão portuguesa. O Jornal da Tarde da RTP, produzido e emitido a partir do Monte da Virgem, é desde há vários anos líder incontestado de audiências entre os programas de informação do seu horário. É, também, o espaço noticioso com uma cobertura mais diversificada do ponto de vista territorial e temático e é uma referência para toda a população.

Menos se compreende esta decisão quando, de acordo com os indicadores utilizados pela própria RTP, estamos perante dois dos programas mais rentáveis do canal público. O Jornal da Tarde é mesmo o segundo programa mais lucrativo do canal público e, só em 2011, estes dois programas geraram quase 12 milhões de euros de lucro para o canal público.

A deslocação da produção e emissão de programas da RTP, dos estúdios do Porto para Lisboa, para além de representar um desinvestimento na cidade de Vila Nova de Gaia e na região Norte, representa um retrocesso na qualidade do serviço público de televisão.

Assim, a Assembleia de Freguesia de Mafamude, reunida em sessão ordinária no dia 28 de Dezembro de 2012,  delibera defender:

A manutenção da produção de informação e de programas para o canal 1 da RTP no centro de produção da RTP-Porto.

Esta Moção a ser aprovada deverá ser enviada:

Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Presidente da República

Primeiro-ministro

Partidos Políticos com representação parlamentar. 

                                              Pelo Bloco de Esquerda