BE Canidelo: SAUDAÇÃO AO 1º. de MAIO

Neste 1º. de Maio assinalamos os 130 anos dos acontecimentos de Chicago, uma acção pela redução da jornada de trabalho para as 8 horas diárias e que foram violentamente reprimidas pelas autoridades norte-americanas, com a condenação à morte de 4 (quatro) dirigentes sindicais e o assassinato de dezenas de trabalhadores. Assim nasceu o dia Internacional do Trabalhador.

No nosso País este 1º. De Maio de 2106 tem um significado especial. É o tempo de valorizar o trabalho, combater o desemprego, a precariedade e os baixos salários e pensões, lutar pela efectivação dos direitos individuais e colectivos.

Em 4 (quatro) anos de aplicação dum chamado programa de ajustamento definido por instituições da U.E. (União Europeia), foram cortados salários e pensões, foi aumentado o tempo do trabalho não pago. Ocorreu a diminuição brutal do número de trabalhadores abrangidos pela contratação colectiva.

É hora de repor salários e condições de trabalho dignas, combater o trabalho precário e defender e conquistar direitos sociais e laborais. É hora de dinamizar a contratação colectiva, elemento essencial para dignificar o trabalho.

Assim, a Assembleia de Freguesia de Canidelo, reunida em Sessão Ordinária em 27 de Abril de 2016, delibera:

- Saudar o 1º. De Maio que se aproxima, em nome do futuro que começamos a construir em Abril. O Dia Mundial do Trabalhador será assinalado por jornadas de luta de Norte a Sul para exigir maior recuperação de salários e pensões e o fim da austeridade, enfrentando as imposições da Comissão Europeia, do BCE e do FMI.

A representante do Bloco de Esquerda

Maria João Rodrigues